Sabemos que sem ar, água e comida ninguém sobrevive certo? As plantas também se encaixam nesta condição!
Suculenta é toda planta que acumula água no seu tecido. Parece complicado, mas existem algumas espécies de plantas que, por viverem em regiões inóspitas, desenvolveram esta ?técnica? para sobreviver.
Nestas regiões, geralmente a chuva é farta/volumosa por um período muito curto e o período de seca é enorme. Ou seja, se existe muita seca, por meses a fio, e um período de chuva abundante, mas muito pequeno, para sobreviver à falta de água as plantas passaram a acumular água.
São regiões de uma luminosidade muito intensa, regadas a horas de raios solares, tipicamente regiões semidesérticas ou cerrado. Logo você pode imaginar o quão pobre e arenoso é este solo. Interessante né?
Está plantas não pertencem a um único grupo, a uma única Família Botânica. Na realidade estão espalhadas por diversas Famílias Botânicas, entre 50-60, quase 560 gêneros e milhares de espécies, para nossa alegria ?
São plantas que possuem as características físicas das mais variadas, mas muito mesmo: formato, tamanho, espessura das folhas e cor.
Agora quer conhecer algo fantástico? Uma mesma planta cultivada em ambientes de características climáticas diferentes pode mudar o formato e a cor da planta. Dá pra acreditar (interrogação) Vou explicar melhor: a suculenta Crassula capitella se for cultivada numa região de baixas temperaturas, ventos gelados mas ainda sim com muitos raios solares tende a ficar vermelha. No entanto se esta mesma suculenta for cultivada numa região de clima quente, com altas temperaturas, onde o frio não existe, será sempre verde. Acho isto incrível!!
As suculentas são muito confundidas com os cactos, cuja característica mais marcante para o leigo é a presença dos espinhos. Cactos são suculentas, mas o inverso não é verdadeiro.
Suculentas são plantas basicamente do Continente Africano enquanto os cactos são do Continente Americano. Existem em outras regiões, mas com menor número de espécies.
?
E como cultivar as nossas gorduchas e nossos espinhudos? Qual o segredo para ter sucesso nesta linda e charmosa empreitada? Simples, basta você reproduzir no seu cultivo o maior número de características possíveis que a planta possui na natureza e ficar de olho no Canal Alma em Flor do Youtube: as orientações são precisas para aqueles que desejam ter sucesso no cultivo destas plantas!